quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A história da Ourivesaria



Definição de Ourivesaria

A Ourivesaria é a arte de trabalhar com metais preciosos (especificamente prata e ouro), na fabricação de jóias e ornamentos.
A ourivesaria é uma arte bem antiga, tendo sido encontrados sítios arqueológicos no mar Egeu, datados em torno de 2500 a.C. nos quais se encontram jóias feitas de ouro. No Egito antigo já se produziam trabalhos altamente detalhados. É uma arte de grande aceitação ao redor do mundo, sendo, na Idade Moderna, profissionais de inegável prestígio perante aos reis e toda a corte.
O profissional que realiza este tipo de trabalho é o ourives. Cabe ressaltar que esta atividade é, em sua natureza, uma atividade de cunho artesanal.


Técnica de fabricação

A ourivesaria, assim como outras técnicas artísiticas, é realizada através de um dado processo. O primeiro passo do processo é o derretimento da pepita de ouro e sua posterior condensação em um bloco de ouro. O ourives têm um bloco de ouro em suas mãos e trabalha de forma muito similar ao escultor que recebe um bloco de mármore.
Martelagem: O ourives utiliza um martelo ou instrumento similar para talhar o bloco de ouro, até que o mesmo fique da forma desejada.
Modelagem: Não passa de um refinamento da martelagem. O ourives, com o intuito de conferir melhor forma ao bloco, utiliza ferramentas e instrumentos com maior grau de precisão, como matrizes que estampam partes da peça de maneira uniforme, de modo a otimizar o processo de fabricação.
Soldagem: Na confeçção de jóias e outros produtos resultantes da ourivesaria, pode ser necessário soldar elementos componentes deste produto. A soldagem, por se tratar de peças pequenas, também é feita com instrumentos de precisão.
Refinamento: Com a jóia modelada, chega a hora da aprimoração da mesma, passando pelo Polimento, Cravação de pedras e Diamantação, tudo para agregar mais valor a jóia.